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Sabia que os conflitos de consumo até 5.000 € estão sujeitos à mediação e arbitragem necessária? [1]

A Lei n.º 63/2019, de 16 de agosto, vem alterar a  Lei de Defesa do Consumidor (Lei n.º 24/96, de 31 de julho), passando a sujeitar os conflitos de consumo de reduzido valor económico - até 5.000€ -  à arbitragem necessária ou à mediação se efetuada por Entidades de Resolução Alternativa de Litígios (Entidades RAL), habitualmente designadas por Centros de Arbitragem.​​

Assim, desde que haja uma opção expressa dos consumidores nesse sentido, as empresas ficam obrigadas a sujeitar-se à mediação e à arbitragem dos conflitos de consumo que tenham um valor até 5.000€.

De forma a melhor esclarecer consumidores e empresas sobre os seus direitos e deveres, a Direção-Geral do Consumidor preparou um folheto que se anexA, e que está disponível no site da Direção-Geral do Consumidor e no seu facebook.

 

Sabia que existem 12 Entidades reconhecidas pela Direção-Geral do Consumidor que podem resolver conflitos de consumo, em Portugal?
 

Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo [2] (CNIACC)

Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo da Região de Coimbra [3] (CACRC)

Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa [4] (CACCL)

Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa [5] (CAUAL)

Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo da Região Autónoma da Madeira [6] (CACC RAM)

Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto [7] (CICAP)

Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Ave, Tâmega e Sousa [8] (TRIAVE)

Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Consumo (Tribunal Arbitral de Consumo) [9] (CIAB)

Centro de Informação, Mediação e Arbitragem do Algarve [10] (CIMAAL)

Centro de Arbitragem do Sector Automóvel [11] (CASA)

Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Seguros [12] (CIMPAS)

Provedor do Cliente das Agências de Viagens e Turismo [13] (Provedor da APAVT)

Ficheiro Anexo: 

PDF icon Brochura DGC - Lei n.º 63/2019, de 16 de agosto [14]

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Ligações
[1] https://srv-portais.cm-albufeira.pt/municipio/content/sabia-que-os-conflitos-de-consumo-ate-5000-eu-estao-sujeitos-mediacao-e-arbitragem [2] http://www.cniacc.pt/pt/ [3] https://www.centrodearbitragemdecoimbra.com/ [4] http://www.centroarbitragemlisboa.pt/ [5] https://arbitragem.autonoma.pt/ [6] https://www.madeira.gov.pt/cacc/ [7] http://www.cicap.pt/ [8] https://www.triave.pt/ [9] http://www.ciab.pt/pt/ [10] http://www.consumidoronline.pt/pt/ [11] https://www.arbitragemauto.pt/ [12] https://www.cimpas.pt/pt [13] http://www.provedorapavt.com/ [14] https://srv-portais.cm-albufeira.pt/municipio/sites/default/files/public/Anexo_pag_basica/brochura_-_ral_lei_63_2019.pdf